EDGE Participa em Livro de Cibersegurança de Infraestruturas Críticas

Fevereiro de 2020

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »         PRÓXIMA »

Cibersegurança

A EDGE foi convidada para liderar a escrita de um capítulo sobre a cibersegurança nas infraestruturas críticas no sector da Saúde para o livro de acesso livre Cyber-Physical Threat Intelligence for Critical Infrastructures Security que será publicado ainda este ano pela editora holandesa Now Publishers.
Inspirado nos resultados do projeto Europeu SPHINX e com os contributos da Universidade Técnica de Atenas e a ViLABS, o capítulo figura na parte 2 do livro, dedicado à segurança de infraestruturas críticas na Saúde. Intitulado Innovative Toolkit to Assess and Mitigate Cyber Threats in the Healthcare Sector, o capítulo regista como o sector da Saúde tem sido assolado nos últimos anos por uma miríade de ciber-ameaças, dominadas por ransomware e emails de phishing, e os esforços desenvolvidos pelas organizações para acompanhar a evolução dos ciber-ataques e adotar estratégias e procedimentos de segurança adequados. Neste contexto, a solução SPHINX apresenta-se como tendo sido especificamente desenhada para responder às necessidades das infraestruturas críticas de Saúde, oferecendo mais funcionalidades automáticas ao nível da monitorização e controlo de ciber-ameaças e da certificação de dispositivos, componentes e aplicações e uma maior transparência na gestão das operações. Um conjunto amplo de ferramentas de ciber-segurança, recorrendo a tecnologias de honeypots, blockchain, encriptação, anonimização e simulação, são descritas, tendo a preocupação de ressalvar a decisão de criar um desenho centrado no utilizador, de forma a que a experiência de utilização do SPHINX seja significativamente positiva, adequada e satisfatória.
A participação da EDGE neste livro reforça a relevância científica, técnica e de inovação da solução proposta pela Plataforma SPHINX, ao mesmo tempo que marca o papel do projeto no atual debate da cibersegurança das infraestruturas críticas no sector da Saúde.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »         PRÓXIMA »