Um Olhar Sobre as Personas do Projeto SHAPES

Março de 2020

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

SHAPES Personas

O Projeto SHAPES ambiciona desenvolver um modelo inovador de apoio à autonomia, independência e qualidade de vida dos indivíduos idosos, baseado em promissoras soluções tecnológicas e novas abordagens sociotécnicas. Para que a Plataforma SHAPES responda, de forma eficaz e eficiente, às reais necessidades dos indivíduos e organizações, a EDGE e os demais parceiros do SHAPES iniciaram um diálogo aberto e interdisciplinar com os vários stakeholders envolvidos no projeto e criaram um conjunto de personas que identificam os utilizadores da Plataforma.
Ernst, Roberto, Ayesha, Isabella, Roisin, Jarda, Helena e Fredryk personificam indivíduos que lidam com as dificuldades impostas pelo envelhecimento, sejam eles ativos e saudáveis, doentes crónicos, idosos afetados por co-morbilidades ou doenças neuro-degenerativas, ou marcados pelo isolamento social, fragilidades diversas e deficiência. Detalhes da vida real marcam a criação das oito personas do SHAPES, que representam os utilizadores arquétipos da Plataforma, definidos por necessidades, experiências, comportamentos e objetivos específicos que ajudam na identificação de requisitos de utilizador e de expetativas sobre a atuação da Plataforma no desenvolvimento de maiores capacidades de autonomia, independência e qualidade de vida para a população sénior.
Nos próximos meses, as personas irão ajudar o esforço de ideação do projeto SHAPES e orientar a equipa da EDGE na criação da solução digital que, baseada na Plataforma eCare, irá contribuir para aumentar os níveis de autonomia e independência dos idosos. Em colaboração com os demais parceiros do projeto SHAPES, a solução digital da EDGE irá integrar a Plataforma SHAPES e apoiar as diversas atividades de demonstração que, por toda a Europa, irão validar as capacidades e benefícios da Plataforma SHAPES.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »