O Início do Projeto AIMES

Janeiro de 2020

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

AIMES

Em 14 de Janeiro, a EDGE participou na primeira reunião do projeto Europeu AIMES, dedicado à criação da nova geração de serviços de emergência (NG112), em que as tecnologias baseadas na Internet proporcionam um novo conjunto de capacidades que facilitam uma resposta às emergências mais célere, mais informada e mais eficaz.
O projeto AIMES – Serviços de Emergência Avançados baseados em Internet e Multimédia estabelece um novo paradigma de acesso universal aos serviços públicos de emergência, beneficiando de capacidades tecnológicas avançadas em multimédia e interoperabilidade e associadas à Internet das Coisas para a promoção de melhor saúde e qualidade de vida. Usando comunicações áudio (voz), vídeo, imagem e texto, o cidadão acede facilmente aos serviços de emergência e partilha os seus dados de saúde e de localização para garantir uma assistência mais eficiente e eficaz, capaz de salvar vidas. A implementação do sistema AIMES consolida a aposta na inovação centrada na oferta de cuidados diferenciados de saúde e emergência (eHealth e eEmergency) com uma abrangência pan-Europeia e permitirá reforçar o Centro de Portugal como uma Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, com elevado potencial de atração para o turismo de saúde médico e de bem-estar.
O projeto AIMES procura assim contribuir para uma resposta inovadora aos desafios societais relacionados com o envelhecimento populacional, a otimização da prestação de serviços de emergência e de saúde centrados no cidadão e a gestão sustentável dos sistemas de saúde e de segurança social.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »