EDGE Desenvolve a Aplicação eSafer para as Equipas de Resposta a Emergências

Setembro de 2021

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

eSafer

Destacando o elemento de mobilidade nas operações de emergência, a EDGE está a desenvolver um conceito avançado em gestão de incidentes e emergências e uma aplicação móvel para as equipas de resposta a emergências, que trazem estas equipas para o círculo de comunicação e partilha de informação na resposta a emergências, permitindo o acesso a informação crítica sobre as emergências e contribuindo assim para melhorar de forma significativa a sua perceção das situações de emergência, antes de chegarem ao teatro de operações.
Para demonstrar uma solução completa e integrada para os serviços de emergência de nova geração, a EDGE desenvolveu o sistema AWARE de gestão de incidentes e emergências e a aplicação eSafer.
No envio das equipas de resposta a emergências, o sistema de emergência recebe todas as chamadas de emergência e os operadores 112 de serviço preenchem os detalhes relativos a cada emergência, utilizando um formulário EIDO. Quando o operador 112 identifica a natureza da emergência, encaminha a chamada de emergência e os detalhes da emergência para a organização de resposta a emergências correta (serviço de assistência médica, serviço de bombeiros, serviço de proteção civil ou serviço de assistência policial). Nas instalações destas organizações, a Plataforma AWARE da EDGE apresenta os detalhes da emergência encaminhada (com a informação preenchida pelo operador 112) e otimiza o envio da emergência para a equipa de resposta a emergência apropriada.
A Plataforma AWARE é um sistema de gestão de incidentes e emergências que apresenta de forma intuitiva e compreensiva aos profissionais de emergência, segurança e proteção civil o conjunto de incidentes e emergências em curso, apresentando os eventos de forma georreferenciada, associados a informação multimédia (fotos, vídeos e ficheiros) que identificam inequivocamente o tipo, nível de gravidade, localização, data e hora de cada emergência, bem como o seu estado (aberto, fechado, aguarda resposta e resposta enviada). Todas as emergências reportadas apresentam um fator de confiança (verificado vs. não verificado) que determina o nível de confiança na fonte da informação. A Plataforma AWARE permite ainda o envio das equipas de resposta a emergências e a monitorização do esforço de resposta, bem como a disseminação de alertas públicos.
Utilizando a aplicação eSafer, as equipas de resposta a emergências inteiram-se dos detalhes das emergências, podendo então selecionar os recursos adequados para assistir de forma eficaz as vítimas. eSafer permite às equipas de resposta a emergências usar os seus telemóveis para visualizar e conhecer as emergências apresentadas num mapa, aceder ao relatório de cada emergência e atualizar a informação, incluindo fotos e vídeos, da Plataforma AWARE. À medida que as equipas de resposta a emergências aproximam-se do teatro de operações ou da localização das vítimas, os profissionais podem receber informação atualizada da emergência, facilitando a intervenção, e usar comunicação multicanal, como mensagens, imagens, vídeo e localização automática, para monitorizar a evolução da emergência. Quando a assistência é prestada, a equipa de resposta a emergências pode usar a aplicação eSafer para atualizar e fechar as emergências.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »