HomeCare Angel: a Monitorização Remota de Utentes

Setembro de 2018

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

Homecare Angel

Homecare Angel é a designação do primeiro projeto que resulta da parceria estratégica da EDGE com o Hospital de Évora, em que o conhecimento especializado da EDGE em plataformas de Big Data para ambientes inteligentes de Bem-estar irá apoiar o Hospital de Évora no desenvolvimento do seu próprio sistema de monitorização remota de utentes, a partir do conforto dos seus lares.
A necessidade de acompanhar o estado e evolução da condição dos seus utentes, quer no intervalo das consultas, quer após receberem alta hospitalar, levou o Hospital de Évora a explorar o novo potencial das tecnologias móveis e digitais e a decidir o desenvolvimento de um sistema de monitorização remota capaz de oferecer o mesmo nível de excelência em cuidados aos utentes fora das instalações do Hospital. Utilizando uma panóplia de dispositivos móveis, o sistema de monitorização remota do Hospital irá permitir aos utentes enviarem dados psicofisiológicos e da envolvente ambiental para os profissionais de saúde do Hospital que os acompanham. Estes monitorizam os dados em permanência, o que permitir-lhes-á construir o quadro clínico e de bem-estar de cada utente em cada momento. Sempre que o sistema identificar desvios ou deterioração da condição física e/ou psicológica do utente, um alarme será despoletado, permitindo aos profissionais de saúde tomar conhecimento da situação e determinar o melhor curso de ação, na salvaguarda do bem-estar e qualidade de vida dos utentes.
Ao criar um espaço de relação direta entre o médico e os utentes, o Homecare Angel ambiciona reduzir o número de idas ao serviço de urgências do Hospital, bem como os episódios de readmissão hospitalar e o próprio período de internamento dos utentes. Ao mesmo tempo, espera promover uma menor incidência de infeções hospitalares em utentes e uma maior taxa de sucesso na intervenção rápida dos profissionais de saúde, com base na identificação precoce de complicações e deterioração da condição psicofisiológica dos utentes.
É importante referir que o novo sistema de monitorização remota do Hospital de Évora está a ser desenhado em colaboração estrita com a EDGE de forma a ser não-intrusivo e a respeitar integralmente os direitos de privacidade dos utentes, em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Também as questões de cibersegurança estão amplamente contempladas com o objetivo claro de prevenir incidentes que afetem este e os demais serviços e sistemas do Hospital. A EDGE orgulha-se de poder colocar o seu conhecimento ao serviço do Hospital de Évora na exploração de uma dimensão inovadora na prestação de cuidados de saúde de excelência, que permitam melhorar o bem-estar e a qualidade de vidos dos utentes.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »