Os Cenários de Referência no Projeto SPHINX

Dezembro de 2019

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

SPHINX

A Cibersegurança é um dos aspetos cada vez mais críticos para a infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação das organizações prestadoras de cuidados de saúde. Hoje, a rápida digitalização dos processos de saúde, incluindo os registos eletrónicos de saúde, a telemedicina e os serviços de mobilidade em saúde têm introduzido maiores riscos de cibersegurança, num momento em que os ataques às infraestruturas de saúde atingiram um nível sem precedentes, causando disrupção na prestação de cuidados de saúde e comprometendo a integridade e privacidade dos dados dos pacientes. No entanto, as capacidades de cibersegurança das organizações de saúde permanecem aquém das novidades digitais utilizadas pelos atacantes. Esta desigualdade coloca o milionário sector da Saúde em risco de mais ciberataques, causando prejuízos cada vez maiores.
Os cenários de referência do SPHINX abordam a crescente adoção de novas tecnologias de informação e comunicação por parte das organizações do sector da Saúde, criando espaço para as estratégias de Saúde digitais e a criação de uma política europeia de eHealth, com vista a melhorar significativamente a oferta de cuidados de saúde ao nível da qualidade e da eficiência.
Adaptados ao contexto específico do projeto SPHINX, os cenários de referência são cinco: a Digitalização dos Serviços de Saúde, a prevalência de Serviços de Saúde Eletrónicos (a Prescrição eletrónica, os registos eletrónicos de saúde), a aposta nos Serviços Móveis de Saúde (como a telemedicina) e na Monitorização Remota de Pacientes, a capacidade de Partilha e Intercâmbio de Dados de Saúde dos Pacientes e a Prestação de Cuidados de Saúde em ambiente transnacional. Cada um destes cenários de referência traduz um conjunto de desafios, problemas, necessidades, limitações e oportunidades que permitem o debate sobre o valor acrescentado da Plataforma SPHINX para a cibersegurança das organizações prestadoras de cuidados de saúde.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »