Testbed eCare da EDGE na Validação do Sistema SPHINX

Março de 2021

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »

Testbed eCare para SPHINX

Vários casos de aplicação do projeto Europeu SPHINX envolvem a monitorização remota de utentes dos serviços de saúde, procurando prevenir e detetar atividade suspeita e ilícita quer na integração de dispositivos médicos conectados, quer na partilha de dados entre estes dispositivos e a infraestrutura de informação das organizações prestadoras de cuidados de saúde. Neste contexto, a EDGE apresenta a Plataforma eCare como um ambiente de simulação que permite gerar pedidos e interações entre utentes (utilizadores simulados da Plataforma eCare), dispositivos (equipamento IoT simulado) e os serviços de saúde.
Desenvolvida pela EDGE, a Testbed eCare é uma plataforma inteligente de informação de saúde e bem-estar personalizada que permite criar um ambiente acolhedor para a prestação de cuidados de saúde e bem-estar em casa. A plataforma de assisted ambient living da EDGE suporta a prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade em ambientes confortáveis para os utentes que requerem observação ou monitorização, quer em situação pós-operatória ou em situações de doença crónica e co-morbidades.
eCare foi desenvolvido para assegurar a monitorização não invasiva de parâmetros de saúde e bem-estar e comportamentos para intervenções em casa, oferecendo uma infraestrutura de informação com dados de múltiplos sensores. eCare recolhe uma vasta coleção de medidas adquiridas de forma manual ou automática através de diferentes dispositivos que estão instalados no ambiente em casa ou são usados pelos utentes.
De entre as medidas registadas na Plataforma eCare encontram-se sinais vitais (temperatura, batimento cardíaco, glicose, pressão sanguínea e ritmo respiratório) e parâmetros fisiológicos de bem-estar (peso, atividade física, qualidade de sono). A Plataforma também recolhe dados dos sensores instalados na casa (como os sensores de movimento) bem como informação ambiental, incluindo temperatura, humidade e qualidade do ar.
No contexto do Projeto SPHINX, a Plataforma eCare é o elemento central das atividades piloto em Portugal, no que respeita à cibersegurança de sistemas de monitorização remota de doentes e à adoção de tecnologias de mSaúde e eSaúde por parte das organizações que prestam cuidados de saúde.
A Testbed eCare permite a simulação da interação entre os utilizadores do eCare (i.e., doentes e dispositivos) e a Plataforma eCare. A Testbed eCare permite simular utilizadores que interagem com a Plataforma eCare e os seus serviços, enviando dados simulados de diferentes fontes também elas simuladas (por exemplo, medidas de batimento cardíaco de um monitor e medidas de temperatura ambiental de um sensor em casa). O processo de partilha de dados segue exatamente o mesmo mecanismo que seguiria a interação de um utilizador real, logo produzindo um ambiente realista para o teste e validação das caraterísticas de cibersegurança da Plataforma eCare.
No projeto SPHINX, a Testbed eCare será adaptada para fazer parte do ambiente de simulação SPHINX e apoiar a análise de comportamento de utilizadores, no contexto das aplicações de monitorização remota de doentes. As principais atividades a desenvolver pelo utilizador eCare e os dispositivos simulados são:
• Criar e instanciar um ou mais utilizadores/dispositivos simulados;
• Simular o processo de autenticação de utilizador/dispositivo;
• Quando aplicável, simular a produção periódica de dados associados com:
    • Sinais vitais (e.g., batimento cardíaco, pressão sanguínea);
    • Bem-estar (e.g., peso, sono);
    • Atividade física (e.g., número de passos);
    • Ambiente (e.g., temperatura, qualidade de ar, movimento);
• Estabelecer a frequência de recolha de dados num valor fixo ou variável;
• Criar dados com valores fixos, cosiderando uma variação aleatória.
Considerando o piloto proposto para Portugal, a Testbed eCare será desenvolvida para responder às necessidades da monitorização remota de utentes no Ambiente de Simulação SPHINX.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »