EDGE Participa na CYBERAWARE4HEALTH 2020

Dezembro de 2020

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

CYBERAWARE4HEALTH 2020

Em 16 de dezembro de 2020, realizou-se a CYBERAWARE4HEALTH, a Conferência do projeto SPHINX dedicada à promoção da perceção e de comportamentos de cibersegurança em profissionais do setor da Saúde. Organizada pela 5ª Autoridade Regional de Saúde da Tessália e Sterea na Grécia, esta Conferência contou com o apoio da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA).
A CYBERAWARE4HEALTH reconhece a importância de envolver os colaboradores das organizações que atuam no domínio da Saúde na definição, implementação e adoção de práticas contemporâneas de cibersegurança. Advogando um sistema universal de cibersegurança especialmente concebido para as organizações do setor da Saúde, o projeto SPHINX tem vindo a consciencializar para a necessidade de integrar o elemento humano na capacidade de resposta aos desafios crescentes da cibersegurança na Saúde.
Ao longo de duas horas e meia, os participantes puderam conhecer as políticas mais avançadas em cibersegurança e os métodos e as ferramentas SPHINX ao dispôr dos departamentos de tecnologias de informação para garantir a capacidade de ciber-resiliência das suas organizações. A Conferência começou por analisar o papel do standard ISO27001 no cumprimento dos requisitos de segurança da Diretiva NIS e o exercício de avaliação de riscos de cibersegurança em hospitais, tendo Dimitra Liveri da ENISA concentrado a atenção dos participantes na publicação de recomendações para procurement de soluções de cibersegurança nos hospitais. Depois, os oradores focaram as suas apresentações no Sistema SPHINX, apresentando métodos simples para apoiar os departamentos de IT nas suas atividades diárias de controlo de cibersegurança, bem como as melhores arquiteturas de rede para implementar firewalls, programas de antivírus e sistemas de backup. A Conferência terminou com exemplos práticos da forma como as diferentes ferramentas SPHINX propõem melhorar a proteção de cibersegurança em organizações no sector da Saúde.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »