EDGE Participa na 9ª Conferência de Valor da APAH

Maio de 2021

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

9ª Conferencia Valor da APAH

O CEO da EDGE, Marco Manso, foi um dos protagonistas da 9ª Conferência de Valor realizada pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) de 25 a 28 de maio de 2021. Num formato totalmente virtual, a Conferência contou com a participação de mais de 30 oradores, distribuídos por duas dezenas de workshops dedicadas à crescente relevância das tecnologias de informação e comunicação e da digitalização na Saúde, nomeadamente no contexto da pandemia COVID-19.
A EDGE foi convidada a apresentar a sua experiência de sucesso na participação em projetos de inovação Europeus no âmbito do programa-quadro Horizonte 2020 e a sua perspetiva sobre os desafios futuros do programa-quadro Horizonte Europa no que respeita à criação de sinergias entre parceiros industriais e tecnológicos e instituições de saúde, para além dos clássicos estudos clínicos. Neste contexto, o destaque foi dado à parceria de sucesso entre a EDGE e o Hospital do Espírito Santo de Évora no desenvolvimento de projetos de cibersegurança, de monitorização remota de doentes e de emergência pré-hospitalar em situações de crise.
Marco Manso apresentou o trabalho realizado no projeto Europeu SPHINX, com o desenvolvimento de uma ferramenta que permite melhorar o nível de cibersegurança de organizações que prestam cuidados de Saúde e aumentar a proteção da integridade, confidencialidade e privacidade dos dados dos utentes. Foi também sublinhado o papel a desempenhar pela Plataforma eCare, desenvolvida pela EDGE para apoiar a monitorização remota de parâmetros de saúde e bem-estar, na validação do Sistema SPHINX no contexto operacional do Hospital de Évora.
A Plataforma eCare foi ainda referida no âmbito do projeto Europeu SHAPES, que visa implementar uma visão inovadora de cuidados integrados para a população sénior, em que as soluções digitais funcionam como o meio para consciencializar os cidadãos na prevenção e auto-gestão dos seus próprios cuidados de saúde, de forma a melhorar a sua condição independente e autónoma e a sua qualidade de vida. Neste domínio, a Plataforma eCare da EDGE será uma das soluções digitais a apoiar cidadãos séniores e profissionais de saúde em atividades piloto por toda a Europa a partir do próximo ano.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »