Artigo da EDGE Sobre a Aplicação da Tecnologia Blockchain em Saúde Aceite na Conferência IEEE IEMCON 2019

Agosto de 2019

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

IEEE IEMCON 2019

A EDGE é um dos co-autores do artigo científico “Plataforma de Registo de Ameaças baseada em Tecnologia Blockchain”, aceite para publicação pela 10ª Conferência Anual IEEE de Tecnologias de Informação, Eletrónica e Comunicações Móveis (IEMCON), que terá lugar de 17 a 19 de Outubro em Vancouver, no Canadá.
No contexto do projeto Europeu SPHINX, este artigo apresenta uma arquitetura de referência para a plataforma de registo de ameaças que utiliza a tecnologia blockchain para facilitar a partilha de informação sobre ameaças de cibersegurança entre diferentes atores. O desenho da plataforma garante a integridade e disponibilidade da informação partilhada, bem como a sua compatibilidade com requisitos de privacidade através de um modelo de utilização de serviço partilhado (Blockchain as a Service). O artigo refere ainda como esta abordagem é combinada com avançadas técnicas de inteligência artificial, de forma a extrair-se informação relevante das ameaças registadas, suscetível de melhorar o desempenho do sistema de apoio à decisão em sistemas de cibersegurança.
A contribuição da EDGE no artigo abordou a construção do caso de aplicação que valida a atuação da plataforma de registo de ameaças em Blockchain no domínio da Saúde, recorrendo às atividades que tem vindo a desenvolver no domínio do projeto SPHINX.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »