EDGE Participa na Workshop CYBERSEC4HEALTH

Julho de 2019

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

CYBERSEC4HEALTH

A EDGE participou na primeira Workshop organizada pelo projeto Europeu SPHINX – Ferramentas Universais de Cibsersegurança para a Indústria de Saúde, que teve lugar de 10 a 12 de Julho nas instalações da Universidade Vrije em Bruxelas.
Sob o tema “Consciencializar da Situação de Cibersegurança para Organizações de Saúde (CYBERSEC4HEALTH)”, a Workshop contou com a participação de representantes da Agência Europeia para a Cibersegurança (ENISA) que apresentaram o trabalho desenvolvido pela Agência na implementação da Diretiva NIS e da Lei da Cibersegurança, a qual instituiu um mecanismo para o sistema europeu de certificação da cibersegurança de processos, produtos e serviços de tecnologias da informação e comunicação específicos. A Workshop foi também seguida por representantes de vários projetos Europeus na área da cibersegurança, que deram a conhecer os últimos desenvolvimentos no seio dos respetivos consórcios.
Perante uma audiência de especialistas de cibersegurança e de tecnologias de informação para a Saúde, a EDGE apresentou os resultados iniciais do projeto SPHINX na identificação de desafios de cibersegurança no contexto da transformação digital da área da Saúde. Cinco cenários de aplicação para o Sistema SPHINX foram expostos, considerando a transformação digital na Saúde, os serviços eletrónicos de Saúde, os serviços móveis de Saúde e a partilha de dados de Saúde em ambiente inter-organizacional e transfronteiriço. Estes cenários ganharam vida pela descrição feita pela EDGE de dois casos de aplicação, selecionados de entre os mais de vinte casos identificados pelos parceiros do projeto, que ilustram os pilotos a ser implementados em Portugal, na Roménia e na Grécia em 2021.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »