SPHINX Realiza a Primeira Reunião do Projeto

Janeiro de 2019

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

SPHINX

Em 17 e 18 de Janeiro, em Atenas, a EDGE participou na primeira reunião do projeto Horizonte 2020 SPHINX que assinalou o lançamento oficial deste projeto, o qual ambiciona revolucionar as soluções de cibersegurança para as instituições que prestam cuidados de saúde.
Tendo como anfitriã a Universidade Técnica de Atenas, entidade que coordena o projeto SPHINX, a reunião juntou os dezassete parceiros do Consórcio e permitiu lançar o mote para o início dos trabalhos. Ao longo de dois dias, especialistas dos parceiros industriais, académicos e utilizadores finais que constituem o Consórcio SPHINX discutiram a realidade de cibersegurança das instituições de saúde na Europa, partilhando experiências valiosas que são agora a base do esforço estruturado do SPHINX. As principais áreas de trabalho do SPHINX são a verificação e certificação de aplicações e dispositivos (considerando os IoT da Saúde e os dispositivos BYOD), a avaliação automática de riscos, ameaças e vulnerabilidades de cibersegurança, a criação de um sistema interativo de apoio à decisão e a construção de um conjunto de ferramentas de cibersegurança, envolvendo a deteção de anomalias, de intrusão e de comportamentos suspeitos por parte de utilizadores, o estabelecimento de espaços de informação seguros e anonimizados e a criação de ambientes emuladores do ecossistema de informação real para efeitos de proteção, de simulação e de testes. Uma agenda foi definida para os próximos meses para envolver cidadãos e profissionais de IT na área da Saúde, administradores de unidades de saúde e especialistas em cibersegurança, de forma a serem contempladas as diferentes dimensões da temática abordada pelo SPHINX.
SPHINX (sphinx-project.eu) é um projeto de investigação e desenvolvimento Europeu dedicado à criação de inovadoras ferramentas para promover a proteção de ativos de informação em organizações que prestam cuidados de saúde. Focado na salvaguarda da privacidade dos utentes e nos processos de transformação digital do negócio da Saúde, o projeto SPHINX promete resolver o enigma da cibersegurança no ecossistema da Saúde, para benefício global da sociedade.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »