A Relevância dos Sensores para os Serviços de Emergência de Nova Geração

Fevereiro de 2017

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

112 Automático

A integração de chamadas de emergência automáticas nos serviços de emergência de nova geração é uma oportunidade criada pela disseminação de tecnologias e sensores inteligentes e a sua incorporação no domínio da domótica.
Esta mensagem foi amplificada pela vasta audiência que assistiu à Conferência SENSORNETS 2017, no Porto, de 19 a 21 de Fevereiro de 2017. Com efeito, o despoletar de alertas por sensores instalados em casas inteligentes começa a ser entendido como fonte de informação credível para a identificação precoce de uma situação de emergência, quando vidas humanas estão em causa. Seja através de um sensor de fumo, de um dispositivo para a qualidade do ar ou até mesmo um indicador de inundação, o alerta disponibilizado pelos sensores de casas inteligentes tem a capacidade de enviar informação adicional sobre a situação de emergência para os bombeiros, permitindo melhorar o conhecimento da emergência e garantindo uma melhor preparação por parte das equipas de socorro enviadas para o local.
A EDGE irá explorar na Plataforma MAESTRA a aplicação de sensores e redes de sensores em casas inteligentes no desenvolvimento de chamadas de emergência automáticas que possam ser articuladas com os serviços de emergência de nova geração.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »