EDGE Discute os Modelos para Cuidados Integrados Em Workshop de Especialistas

Outubro de 2020

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

SHAPES Segunda Workshop

A 29 de Outubro de 2020, teve lugar a segunda Workshop de Diálogo do projeto Europeu SHAPES - Envelhecimento Inteligente e Saudável através do Envolvimento das Pessoas com Sistemas de Apoio organizada pela Carus Consilium Sachsen, sediada na Alemanha. Num formato totalmente digital, a Workshop combinou apresentações gravadas com sessões interativas de diálogo e trabalho em grupo.
Com o tema dos Modelos para Cuidados Integrados, a Workshop SHAPES juntou a EDGE e os parceiros SHAPES com representantes de profissionais dos setores de saúde e assistência social que puderam dar voz à sua experiência sobre os cuidados integrados para idosos. A primeira parte da Workshop foi dedicada a uma sumária apresentação do projeto SHAPES, as entidades parceiras e o trabalho desenvolvido ao longo do último ano. Seguiu-se uma interessante apresentação de diferentes sistemas e modelos de governação vigentes na Europa para oferta de cuidados de saúde e apoio social, complementada com três entrevistas a especialistas do Reino Unido, Grécia e Portugal que permitiram estabelecer o paralelismo entre o significado dos cuidados integrados e a sua realidade nos três países Europeus. Uma atenção especial foi então dada aos aspetos legais dos cuidados integrados, sob a perspetiva das lições aprendidas no contexto da pandemia COVID-19. A sessão da manhã terminou com uma primeira abordagem aos elementos tecnológicos da Plataforma e das soluções digitais SHAPES, identificando os desafios da interoperabilidade.
Na segunda parte, a Workshop sobre Modelos de Cuidados Integrados do projeto SHAPES realizou quatro sessões paralelas de discussão e trabalho: a primeira sobre bons exemplos na prática de cuidados integrados, permitindo um diálogo aberto sobre lições aprendidas e conceitos futuros; a segunda relativa à perspetiva dos utilizadores sobre a prestação de cuidados integrados, nomeadamente considerando os idosos e os cuidadores informais; a terceira abordando formas de expandir a adoção de modelos de cuidados integrados, um objetivo perseguido pelo projeto SHAPES e que será desenvolvido ao longo dos próximos dois anos; e a quarta sessão dedicada à estratégia para criar, desenvolver e gerir o mindset necessário para a adoção de um modelo de prestação de cuidados integrados.
Os contributos oferecidos pelas dezenas de participantes na Workshop serão instrumentais para melhorar e valorizar os elementos técnicos e não técnicos que servem de fundação ao projeto SHAPES nas diferentes vertentes abordadas. Associada a uma campanha de disseminação dirigida a públicos-alvo, a segunda Workshop de Diálogo do SHAPES provou ser um catalisador para o desenvolvimento de ações coletivas com vista à edificação do ecossistema SHAPES e a sua sustentabilidade a longo-prazo.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »