EDGE Desenvolve a Interface SPHINX para Terceiros

Outubro de 2020

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

Interface SPHINX

No domínio do projeto SPHINX – Sistema Universal de Cibersegurança para o setor da Saúde, a EDGE tem sido responsável pelo desenvolvimento da Interface SPHINX que permite o acesso a terceiros ao Sistema SPHINX. Com fortes mecanismos de autenticação, autorização e encriptação, a Interface SPHINX expõe as avançadas funcionalidades de cibersegurança do Sistema SPHINX a componentes, sistemas, aplicações e dispositivos de terceiros, de forma a avaliar o cumprimento das melhores práticas de cibersegurança SPHINX antes de os integrar na infraestrutura tecnológica monitorizada pelo Sistema SPHINX.
Com base numa interface programática, fornecedores de dispositivos médicos ou de software clínico especializado podem aceder aos serviços disponibilizados pelo Sistema SPHINX para validarem se os seus dispositivos e soluções são compatíveis com os elevados níveis de cibersegurança do Sistema SPHINX, recebendo uma certificação SPHINX. Nas situações em que o Sistema SPHINX identifica vulnerabilidades de cibersegurança nos dispositivos, sistemas e aplicações, a interface SPHINX permite a emissão de um relatório com o plano de ação a seguir pelos fornecedores de forma a que os seus produtos e soluções possam ser ativos de confiança e integrar o ecossistema tecnológico cuja cibersegurança é implementada pelo Sistema SPHINX.
Através da Interface SPHINX, novos dispositivos, sistemas e aplicações podem interagir com diversos componentes SPHINX, num ambiente controlado que não perturba a operação normal de toda a infraestrutura tecnológica. Dos vários componentes SPHINX com os quais os novos ativos interagem, salientam-se a monitorização de tráfego, a deteção de anomalias, a gestão de eventos e incidentes de cibersegurança, o sistema de análise forense de incidentes de cibersegurança, a encriptação homomórfica, o componente de anonimização e privacidade, o sistema de sandbox e o registo de eventos de cibersegurança utilizando a tecnologia blockchain.
A EDGE pretende explorar a oportunidade de monetização da Interface SPHINX, oferecendo não só a validação e certificação de dispositivos, sistemas e aplicações terceiros antes da sua integração num ecossistema SPHINX, mas também permitindo a fornecedores especializados alargar e melhorar as funcionalidades SPHINX, incluindo a adição de novas funcionalidades de valor acrescentado para o Sistema SPHINX.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »