Desafio SPHINX: Apanha a Bandeira!

Dezembro de 2021

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

Apanha a Bandeira!

O Desafio SPHINX: Apanha a Bandeira! foi realizado a 2 de Dezembro de 2021, reunindo os parceiros técnicos e os organizadores dos pilotos do SPHINX. Coordenada pela SIMAVI, líder das atividades de formação, e a PDMFC, líder técnico do Projeto SPHINX, a sessão contou com a contribuição da EDGE e dos demais parceiros técnicos e o seu principal objetivo foi formar de forma interativa e envolvente os utilizadores do sistema SPHINX na operação diária do sistema.
De forma a garantir maior interatividade entre os utilizadores e os protótipos SPHINX, a sessão foi conduzida como um evento Apanha a Bandeira, usando a plataforma online para competições de cibersegurança CTFtime. A atividade de experimentação foi organizada então como uma sessão de formação, na qual os parceiros que irão organizar os pilotos tiveram a oportunidade de usar e testar diferentes componentes do sistema SPHINX, nomeadamente o Monitor Interativo, o Sistema de Monitorização de Tráfego e o Serviço de Avaliação de Vulnerabilidades.
A missão inicial, Deteção, permitiu aos participantes usar o Monitor Interativo e o Sistema de Monitorização de Tráfego para resolver a tarefa em causa, utilizando funções de filtragem para encontrar as palavras-chave “assinatura”, “IP” e “nível de gravidade”. Uma outra missão, Vulnerabilidades, levou os participantes a usar o Monitor Interativo, o Sistema de Monitorização de Tráfego e o Serviço de Avaliação de Vulnerabilidades para identificarem vulnerabilidades usando o IP ou a avaliação CVSS. No final do evento, os participantes receberam acesso à Plataforma SPHINX CTF para reverem as missões e aprofundarem o seu conhecimento sobre o sistema SPHINX.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »