EDGE Ganha Projeto AIMES no EUROSTARS

Junho de 2019

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »

EUROSTARS

A EDGE acaba de ganhar o projeto AIMES – Serviços de Emergência Avançados baseados em Internet e Multimédia no âmbito de uma candidatura ao programa Europeu EUROSTARS, em parceria com as empresas Deveryware (França) e Omnitor (Suécia). O projeto AIMES ambiciona desenvolver um novo paradigma de acesso universal aos serviços públicos de emergência, beneficiando de capacidades tecnológicas avançadas em multimédia e interoperabilidade e associadas à Internet das Coisas para a promoção de melhor saúde e qualidade de vida.
O AIMES centra-se na capacidade de interoperabilidade pan-Europeia de serviços de emergência, garantindo chamadas de emergência realizadas por voz, vídeo e/ou texto para o serviço de emergência 112 apropriado, com base numa localização mais precisa do dispositivo móvel utilizado para realizar a chamada. A capacidade de localização é também fundamental não só para a criação de um serviço avançado de alerta público, que inclui funcionalidades multilíngues e de imagem, mas também para o desenvolvimento de uma aplicação que permita às equipas de resposta a emergências receber informação multimédia sobre a emergência e contatar diretamente o cidadão que iniciou a chamada para acompanhar a evolução da situação e dar instruções que possam salvar vidas. O sistema AIMES demonstra ainda a utilização de dispositivos IoT em contexto de emergências, evidenciando a sua capacidade de deteção precoce de emergências, como quedas ou sinais vitais irregulares, e de realização de chamadas automáticas para o serviço de emergência 112.
No projeto AIMES, a EDGE assume a responsabilidade de criar um sistema que permita a qualquer cidadão contatar os serviços de emergência 112 na Europa de uma forma moderna, partilhando dados de localização e da emergência e recebendo alertas públicos, contribuindo para uma resposta a emergências mais capaz e eficiente, prevenindo a perda de vidas.

« VOLTAR A NOTÍCIAS

ANTERIOR »        PRÓXIMA »